14/01/2010

SUA MENTE É ANALÓGICA OU DIGITAL?



No mundo moderno em que vivemos, estamos revolucionando a idéia pré-concebida do conhecimento estático para alguma coisa mais instável, volúvel e dinâmica. A informática tem tudo a ver com isto, uma vez que ela tem sido o elemento deflagrador destes novos horizontes. Quando falo de uma mente analógica, estou me referindo ao conceito cartesiano, onde o racionalismo empírico não é fracionado, mas é continuísta e cientificista, formatado dentro de uma rede de saberes interligados e comprovados.


Enquanto a “mente digital” produz o seu próprio universo de saberes, independentemente de outras linhas, postulados, dogmas, etc. O saber independente, torna-se cada vez mais acessível e funcional para a sobrevivência deste novo sujeito pós-modernidade digital.

O conhecimento digital é o fruto de uma nova era na comunicação instantânea em todos os seus níveis e possibilidades, sendo um fator que contribuiu enormemente para a constante quebra dos paradigmas científicos, sendo esta a sua maior vertente nesta nova alvorada do conhecimento humano como um todo.


Em outras palavras: A mente analógica não serve mais para absorver a enorme gama de informações disponibilizadas neste mundo novo. É preciso desenvolver uma mente digital, capaz de selecionar mais e melhor o que realmente nos interessa neste oceano de idéias, cada vez mais acessível a todas as pessoas, empresas, grupos, partidos e, em qualquer lugar do planeta.

No período analógico, o saber era estipulado para a vida toda, enquanto na “era digital” o saber é re-inventado a cada momento. As tecnologias são superadas em um curto prazo de tempo, dando lugar as novas formas de se fazer aquilo que ainda há pouco, parecia ser inédito. As novas gerações terão que aprender (cada vez mais) a conviver com uma espécie de cemitério tecnológico em suas vidas de uma forma mais intensa. É a mente digital precisando ser eficiente em descartar tudo aquilo que já caiu em desuso, apenas para poder absorver rapidamente os novos processos já em andamento, sob pena de ficarem perdidas no meio de um monte de ferros-velhos inúteis.


As novas gerações já vem sendo inseridas dentro deste contexto através dos vídeos games, PCs conectados na rede mundial de computadores, celulares multifuncionais, e-books, e-commerce, downloads instantâneos de músicas, filmes, etc. As mentes analógicas tendem a execrar toda esta parafernália como uma forma de autodefesa diante do mundo que se transformou violentamente diante dos seus olhos assustados com toda esta onda mundial. Não é à-toa que muitos idosos se negam a pressionar o botão “Power” dos seus vídeos cassetes...


Quero dizer, DVDs! Eles fingem estarem imunes ou à parte de todo este contexto que muda sistematicamente as formas de nos relacionar uns com os outros. E, diga-se de passagem: Isto é um processo irreversível!


Desenvolver uma mente digital é o grande paradigma deste século para qualquer um que queira sobreviver às mudanças repentinas na nossa rotina de vida. Precisamos estarmos atentos as novas formas de aprendizados, que nesta nova dimensão, não ocorre apenas nas salas de aula de tijolos e argamassa, mas.... Pode e está ocorrendo virtualmente com uma turma de alunos oriunda em diversos países, enquanto o professor dá as dicas diretamente de uma praia paradisíaca no Hawaii. Isto meus amigos, é apenas uma mente pensando digitalmente!


Dr. Marcos Calmon



12 comentários:

Hugo Cheng disse...

Excelente texto. para ler e reler.
Abraços

Chica Galvão disse...

Namaste
Quanta luz no seu blog. E as músicas são belíssimas.
Grande abraço

Anônimo disse...

Can you please send an e-mail to me the code for this script or please let
know me in detail in relation to this script?

Here is my homepage ... fitness tips women

Anônimo disse...

Not only will they have cool items to add to Myspace, they will learn something about our country in the
process. o To make sure that the funny element remains intact inside
your text message, keep that short and simple. The videos
relax, they make people smile and as they say, laughter is the best medicine.


My webpage ... free funny pictures and cartoons

Anônimo disse...

I am really glad to read this web site posts
which includes plenty of useful information, thanks for providing
such data.

Also visit my blog post - click through the following post

Anônimo disse...

People are very interested to watch the latest crime news.
Yet while viewers will inevitably make comparisons between Diane Sawyer and Katie Couric,
they have very styles, as Diane Sawyer has more of
a reputation for a 'harder' journalistic style. "The boys said they'd been out collecting frogs when something approached from the saw grass.

my web page :: Latest Daily News

Anônimo disse...

This study shows that progression of AIDS become rapid
in the presence of negativity due to less social
gathering and stress in life. There you have
it, folks, in a nutshell: the chief feature of My - Space is that it's quick and easy enough to use that you can post a bulletin or check a friend's page and be done in the two minutes that it takes your boss to
come over to your desk, suspicious that you're once again not working. Make your Myspace profile look cool and leave your friends Funny Myspace Comments and Glitter Graphics.

My blog funny pictures about workplace

Anônimo disse...

Oh my goodness! Amazing article dude! Many thanks, However I am encountering difficulties with your RSS.
I donít know why I am unable to subscribe to it. Is there anybody having
similar RSS issues? Anyone that knows the solution will you kindly respond?
Thanks!!

my homepage ... Biotech Services

Anônimo disse...

bookmarked!!, I really like your blog!

Feel free to surf to my web site ... http://ip-50-62-224-156.ip.secureserver.net

Anônimo disse...

Saved as a favorite, I really like your site!


Here is my weblog ... black celebrity news and gossip

Anônimo disse...

An outstanding share! I've just forwarded this onto a co-worker who had been conducting a little homework on this. And he actually ordered me dinner due to the fact that I found it for him... lol. So let me reword this.... Thanks for the meal!! But yeah, thanx for spending some time to discuss this topic here on your website.

Feel free to visit my site ... Bio Tech College

Anônimo disse...

This page really has all of the information and facts I needed concerning this subject and didnít know who to ask.


Look at my site ... http://www.speddd.com/

Postar um comentário

Que seja envolvido(a) pela Luz Universal do Reiki. Muito obrigada pelos comentários.